Serviços
O coaching é uma metodologia de aprendizagem, centrada na situação presente e orientanda para a mudança. Ela possui ferramentas de trabalho que permitem a melhoria do desempenho na direção do objetivo escolhido pelo coachee.
São os conceitos-chave do coaching:
1º Linguagem: Baseia-se na obtenção de uma linguagem que faça sentido entre Coach e Coachee com a intenção de despertar no Coachee, novos entendimentos sobre as realizações e conquistas desejadas.
2º Aprendizagem: Visa o desenvolvimento humano (psicológico, cognitivo e sociocultural) do Coachee para que competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos, valores e crenças sejam amplificados, modificados ou adquiridos.
3º Mudança: O Coachee é convidado a percorrer caminhos compostos por mudanças junto aos papéis que desempenha consigo, com o outro e em sociedade.
Ao contrário do que muitos pensam, o coaching não se equivale às atividades de Aconselhamento; Mentor de vida ou de carreira; Psiquiatria, psicanálise e psicoterapia; Diagnóstico ou tratamento médico; Ordem jurídica e Ordem espiritual.
Coaching Acadêmico
A comunidade acadêmica convive com mudanças cada vez mais aceleradas. Elas são relativas aos alunos, aos professores, aos funcionários administrativos, à gestão organizacional e ao meio social que estão presentes. Pontualmente, há duas mudanças que merecem nossa atenção:
-Mudança de valores presentes na interação professor-aluno e
-Mudança na cultura educacional.
O que pode ocorrer quando valores e comportamentos diferentes são confrontados, durante a interação professor-aluno? Como possível resposta há o conflito. Para que ele não ocorra, duas ações são sugeridas: compartilhá-los e compatibilizá-los; isto com a intenção de promover espaços para que a interação proposta ocorra. Abre-se aqui uma oportunidade para que os ensinos, personificado e humanizado, ocorram.
Fazendo uso dos preceitos de coaching, o Coaching Acadêmico apresenta-se como uma metodologia que tem por objetivos o reconhecimento, a análise e a operacionalização de mudanças. Suas etapas metodológicas contemplam ao aluno, ao professor e a gestão acadêmica.
Ao aluno são disponibilizadas escolhas para que o mesmo construa e mantenha vínculos e interações consigo, com os colegas, com o professor e com o ambiente acadêmico. Por meio delas, abrem-se oportunidades para ampliar a capacidade de aprendizado individual e em equipe, diminuir a incidência de conflitos e possibilitar o compartilhamento e compatibilização de crenças e valores.
Ao professor são disponibilizadas oportunidades para que ocorram os desenvolvimentos pessoal, acadêmico e profissional. Em seguida, ficam acessíveis ao professor, oportunidades para identificar e operacionalizar mudanças nas relações consigo, com o aluno e com a gestão acadêmica.
À gestão acadêmica o coaching visa o desenvolvimento e a constante melhora no desempenho das habilidades e competências do corpo diretivo. São alguns exemplos delas: liderança, planejamento, comunicação, mediação e resolução de problemas/conflitos. Em um segundo momento, há a disponibilização de oportunidades para obtenções de resultados, mudanças de cultura e de comportamento e integração entre os serviços acadêmicos. Por fim, o coaching possibilita que a gestão mantenha-se atenta a todos os partícipes da comunidade acadêmica.
Por fim, o Coaching Acadêmico visa mudanças, porém, não as persegue como cura abrupta de vícios; pelo contrário, promove momentos de acolhimento e aprendizado, junto aos desenvolvimentos ora mencionados para que elas ocorram. Conheça mais sobre esta metodologia e seus benefícios entrando em contato conosco pelo site: www.coachacademico.com.br