Ciências sem fronteiras
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
Chamadas do programa Ciência sem Fronteiras
As Chamadas são financiadas com recursos da CAPES, do CNPq e de Empresas parceiras. As regras e normas das diversas Chamadas em andamento podem ser visualizadas acessando a área de "Chamadas Abertas". Para a apresentação de propostas o candidato deverá acessar a página do Formulário de inscrição no qual encontrará os formulários adaptados a cada uma das Chamadas.
Chamadas com o prazo encerrado, e suas respectivas normas e regras, podem ser acessados na área de "Chamadas Encerradas".
Para as novas Chamadas de graduação sanduíche reforçamos que o candidato deverá possuir nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009. Caso o candidato venha a se inscrever em mais de um país, a única candidatura a ser considerada será a última delas, sendo todas as demais automaticamente canceladas.
Estudantes que já usufruiram da bolsa de graduação sanduíche não poderão ser contemplados novamente, mesmo após cumprimento do interstício exigido pela CAPES/CNPq.