Bolsas de estudo
Uma bolsa de estudo é uma prestação pecuniária atribuída a um estudante por uma entidade pública ou privada para comparticipação nos encargos relativos à frequência de um curso ou ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa. A bolsa de estudo visa a contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas (taxas universitárias).
A bolsa de estudo pode ser conferida com base em critérios de natureza económica (o rendimento do agregado familiar do estudante) e ou académica (o aproveitamento escolar do estudante). Se atribuídas com base em critérios económicos, as bolsas estão, normalmente, condicionadas a um aproveitamento escolar mínimo. Já se forem atribuídas com base em critérios exclusivamente académicos (bolsas de mérito ou outras) não estão, por norma, condicionadas à satisfação de critérios de natureza económica ou financeira
Os programas de Iniciação Científica que o CNPq desenvolve com as instituições são:
PIBIC- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica atende a instituições públicas e privadas. É necessário encontrar um (a) professor(a) que possa orientá-lo na área de seu interesse de conhecimento.
PIBIC-Af - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas é dirigido somente às instituições públicas e aos estudantes que ingressaram no Ensino Superior por ação afirmativa.
PIBITI - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Científica atende a instituições públicas e privadas, no entanto, é dirigido somente às áreas tecnológicas e de inovação.
PICME - O Programa de Iniciação Científica e Mestrado é dirigido aos premiados das Olimpíadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas que desejem aprofundar seus conhecimentos em matemática.